ProUni 2018

Atualizada em: 16/08/2017

Programa Universidade Para Todos - ProUni 2018. Confira datas, inscrições e condições para se inscrever

ProUni 2018

Há alguns anos o governo federal disponibilizou o Programa Universidade Para Todos, também conhecido como ProUni. Essa iniciativa foi feita levando em conta todas as pessoas que gostariam de estudar em instituições privadas, mas infelizmente não podiam, devido à baixa renda. Se você fez as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e quer saber como concorrer a uma vaga de bolsista ProUni (seja parcial ou integral), não saia daqui, pois está no lugar certo.

ProUni 2018

Mesmo partindo do pressuposto que você já saiba, está aqui uma informação importante: o Programa Universidade Para Todos acontece duas vezes ao ano, sendo uma delas em janeiro e a outra em junho. Isso significa que, se você fez o ENEM 2017, poderá participar da seleção do ProUni no início e no meio do ano seguinte (2018). Os candidatos selecionados poderão ser contemplados com bolsa integral ou de 50% do valor.

Requisitos para a bolsa do ProUni 2018

Mas, se você quer concorrer a uma bolsa do Programa Universidade Para Todos, precisa atender a alguns requisitos. Lembrando que essa iniciativa tem um foco voltado para os alunos da rede pública de ensino, ou seja, quem não tem condições de ingressar em uma instituição privada para cursar sua graduação. Existem pequenos aspectos aos quais o candidato deve atender.

- Para concorrer a meia bolsa, ou seja 50%, o candidato deve contar com renda bruta em sua casa de no máximo três salários mínimos;

- A bolsa integral, aquela que permite ao aluno ter acesso ao ensino superior sem a necessidade de pagar um centavo sequer, só pode beneficiar os estudantes que possuam uma renda familiar inferior ao salário mínimo vigente, mais a metade do mesmo,

Esses são dois dos pré-requisitos básicos, e, fora eles, é preciso que o candidato esteja dentro de pelo menos um dos aspectos abaixo:

- Ter alguma deficiência física;

- O ensino médio deve ter sido cursado integralmente em escola pública, ou, se cursou em escola privada, deve ter podido contar com bolsa integral;

- Ser um professor da rede pública que está concorrendo a algum curso de licenciatura referente à sua área. Especialmente nesse caso, não há exigências quanto à renda.

Inscrição no ProUni

Logo após o segundo dia da inscrição no ProUni as notas de corte das universidades já vão sendo reveladas. Depois disso, a seleção acontece em duas chamadas. Se por acaso você não foi convocado em nenhuma, pode ficar numa lista aguardando o remanejamento caso surja alguma vaga.

Uma das dicas mais importantes aos candidatos é que selecionem opções somente de cursos pelos quais eles realmente se interessam, afinal, é um programa extremamente concorrido.

Você também deve se atentar às notas de corte, pois são elas que te deixam por dentro de qual é a nota exigida por cada universidade para que seja possível ingressar.

É importante também verificar se as universidades do seu interesse exigem algum requisito especial para matrícula, para que não haja estresse se você for aprovado.

Enem 2017

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. As provas contêm 180 questões de múltipla escolha e uma redação, distribuídas em cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação.

Desde que passou a ser usada como critério de seleção de diversas universidades, além de ser requisito para programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade Para Todos), a prova se tornou o maior vestibular do país.

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários