ProUni 2015: inscrições, data e edital

Atualizada em: 05/01/2015

Inscrições para o ProUni 2015 vão de 26 a 29 de janeiro. Primeira chamada será divulgada no dia 02 de fevereiro.

Os cronogramas do SiSU 2015 e ProUni 2015 foram publicados no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 05 de janeiro. Os interessados em participar do SiSU 2015 têm do dia 19 de janeiro até o dia 22 do mesmo mês pra se candidatar. Já os estudantes que buscam uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni), edição 2015, têm entre os dias 26 e 29 de janeiro para realizar sua inscrição.

O ProUni é o programa do Ministério da Educação que concede bolsas a estudantes de baixa renda em instituições privadas de ensino superior. As bolsas de estudo podem ser integrais (custeiam 100% do valor das mensalidades) ou parciais (custeiam 50% do valor das mensalidades).

Para concorrer a essas bolsas os candidatos precisam ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2014, e ter tirado uma nota acima de 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e nota diferente de zero na redação. Além disso, são requisitos necessários:

- ter cursado o ensino médio em escolas da rede pública de ensino ou em escola particular na condição de bolsista integral;

- possuir uma renda familiar que esteja entre um até três salários mínimos;

- ser portador de deficiência física;

Os professores efetivos da rede pública de ensino que desejam se inscrever no Prouni 2015 para concorrer a bolsas de estudos exclusivas para cursos de licenciatura não necessitam comprovar renda familiar.

O resultado da primeira chamada do ProUni 2015 sai no dia 2 de fevereiro.

Para 2015 o Ministério da Educação disciplinou o uso simultâneo de recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). Um estudante só poderá usar os dois programas quando tiver bolsa parcial do ProUni e o complemento do Fies for para o mesmo curso e na mesma instituição de ensino superior. A determinação está em portaria publicada na edição do dia 29 de dezembro de 2014 do Diário Oficial da União.


Período de Inscrições do ProUni 2015

Inscrições para o ProUni 2015 Assism como ocorreu nos anos anterioes, o ProUni 2015 contará com duas edições: uma que ocorre em janeiro, para o primeiro semestre, e uma que ocorre provavelmente em junho, para o segundo semestre.

A expectativa é que as inscrições para esta primeira edição ocorra no início de fevereiro, uma vez que houve atraso na divulgação do resultado do Enem 2014 e, consequentemente, atraso no calendário e inscrições do SiSU 2015.

O processo de inscrição do ProUni 2015 ocorre através do sistema automatizado do governo, SisProUni, diretamente no link http://siteprouni.mec.gov.br/. Este sistema utiliza as notas obtidas pelos candidatos no Enem 2014.

A inscrição no ProUni 2015 ocorre mediante inserção das seguintes informações: número de inscrição e senha do Enem 2014, um endereço de e-mail atualizado, duas opções de Instituto de Ensino Superior (IES), local de oferta de vaga, cursos preferidos, o tipo de bolsa de estudos que irá concorrer de acordo a renda familiar. Além disso, o candidato precisa optar por concorrer na modalidade de ampla concorrência ou de vagas destinadas ao Sistemas de Cotas (reserva de 50% das vagas para os candidatos pardos, negros ou indígenas, e também para os que estudaram em escolas da rede pública de ensino).

Ao final do prazo definido pelo edital do ProUni 2015, o sistema divulga duas chamadas com a lista de candidatos seleciodos.